ENTREVISTA: PREFEITO DE SANTA INÊS, RIBAMAR ALVES RESPONDE AS PERGUNTAS SOBRE POLÍTICA, ADMINISTRAÇÃO, CONCURSO, ENTRE OUTRAS…


A primeira entrevista dessa série foi realizada com o prefeito da cidade de Santa Inês, Ribamar Alves. O prefeito se disponibilizou a responder as perguntas feitas pelo titular deste Portal.

Entrevista:

Prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves

William Jr.: Diante dos diversos problemas encontrados pela sua administração, como você avalia a administração anterior?

Ribamar Alves: Gostaria de frisar que são pensamentos e condutas diferentes. Me preparei para ser prefeito e só acredito que uma administração poderá dar certo se tiver organização e planejamento estratégico.

Não encontramos nenhum dado que mostrasse organização administrativa e agora estamos pagando caro por querer organizar, mas a partir do segundo semestre estaremos preparados para ver as mudanças ocorrerem de forma palpável. É esperar pra ver!

William Jr.: Qual o maior problema que impede da cidade de Santa Inês ter um desenvolvimento muito maior?

Ribamar Alves: O principal problema é a falta de planejamento. Nenhuma cidade pode avançar se não houver uma conduta preparada e organizada. Por isso, estamos fazendo o levantamento topográfico planialtimétrico de toda a cidade e estamos trazendo profissionais para fazer o estudo topográfico geodésico, pois, assim vamos ter o estudo anatômico do município e promover a elaboração dos planos de saneamento básico, plano de habitação, plano de mobilidade urbana, plano de saúde, educação e reformulando o Plano Diretor, que está totalmente desatualizado.

William Jr.: O que motivou a saída do secretário de administração do município?

Ribamar Alves: É um procedimento normal em qualquer administração proceder trocas durante o mandato, nesse caso específico o Dr. Magno é um excelente profissional, muito competente, mas Santa Inês tem uma demanda muito grande e necessita de alguém que possa estar presente diuturnamente e o ex-secretário tinha outros afazeres em São Luis e ausentava-se constantemente e que vinha emperrando a administração, pois, os processos iam se acumulando em proporção geométrica.
William Jr.: Quem poderá ser o melhor nome para substituir o então, ex – secretário de administração?

Ribamar Alves: Estamos convidando uma técnica do Sebrae, Solange, que tem uma vasta experiência em administração pública e tem o respaldo do sistema.

William Jr.: Após resolver todos os problemas pendentes, qual será a primeira obra a ser feita no município?

Ribamar Alves: Nós não estamos esperando resolver problemas de organização administrativa para começar com obras, desde o primeiro dia estamos trabalhando pesado para melhorar o município, veja o caso da saúde, já temos médico nos postos de saúde, plantonistas nos hospitais, medicamentos para os internados e já demos entrada no ministério em solicitações de reforma e construção de várias unidades básicas de saúde; na educação licitamos a reforma de todas as escolas que estão depredadas e vamos implantar a Casa do Professor, atender uma reivindicação da categoria da educação com o pagamento do Piso Salarial, construção de 4 creches e quadras nas escolas; no esporte, reformamos o ginásio João Cambinha, o estádio Binezão está sendo melhorado para podermos disputar o campeonato maranhense, estamos promovendo o campeonato de Beach Soccer, o regional de futebol de Salão, cadastramos a construção de estádio nos bairros e povoados e solicitamos recursos para construir um estádio moderno; Na infraestrutura, estamos limpando tidas as galerias e evitando inundações, construindo pracinhas em todas as áreas livres, recuperando as estradas vicinais, asfaltando 15 ruas do bairro da Palmeira, solicitamos recurso para construir uma nova rodoviária, asfaltamento de ruas e construção de calçadas, demos entrada na CEF no pedido de construção de 2.500 casas pelo minha, Casa, Minha Vida. A principal obra é tratar as pessoas como gente, como verdadeiros cidadãos.

William Jr.: Na última semana, a prefeitura foi surpreendida com inúmeras caixas com documentos deixadas pela administração anterior, afinal, a documentação recebida estava relacionada a que?

Ribamar Alves: Nós recebemos de forma que nos surpreendeu, pois, não sabemos que documentos são esses, filmamos e deixamos lá, pois, não sabemos a que se refere, não veio nenhum ofício de encaminhamento nem nada. Estamos estudando a possibilidade de solicitar auxílio à Polícia Federal.

William Jr.: Sobre as eleições de 2014, você estará firme com o pré – candidato ao Governo do Estado, Flávio Dino ou ainda é cedo para afirmar?

Ribamar Alves: É o nosso candidato natural, mas só vamos apoiar aquele que der ‘palanque’ para o nosso candidato a presidência da república, Eduardo Campos.

William Jr.: Sua esposa e primeira – dama, Luana Costa sairá como candidata às eleições estaduais em 2014?

Ribamar Alves: É muito cedo para definirmos candidaturas, mas a Dra Luana está preparadíssima pata exercer o mandato de Deputada Federal pela sua militância política, pela experiência adquirida em Brasília, quando exerceu assessoria especial da presidência da CODEVASF, onde teve uma excelente performance, conhece o congresso e os ministérios, o que pode ajudar muito no desenvolvimento do trabalho parlamentar e poderá contribuir e muito pelo crescimento do Maranhão.

Mas, ela só será candidata se estivermos com uma boa administração e, se não for comprometer a administração de Sta Inês.

William Jr.: E aos aprovados no concurso público municipal que não foram empossados, o que você tem a dizer?

Ribamar Alves: Tenho a dizer que quem tem o poder de decisão é a justiça. Nem a prefeitura, nem a promotoria decidem nada, quem decide é a juíza do caso.

Suspendi o concurso para que a juíza pudesse ter tempo para decidir. Agora, o nosso argumento é que o prefeito anterior não fez o estudo de impacto financeiro na folha de pagamento e, assim, corremos o risco de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

William Jr.: (Pergunta do internauta) Já se fala em toda a cidade sobre a vinda de possíveis fábricas para o município, essa informação procede?

Ribamar Alves: Com certeza, estamos travando uma luta para recuperar a área do Distrito Industrial para podermos alojar alguns empreendimentos que já manifestaram interesse em instalar-se na nossa cidade, essa é a firma que encontramos para gerar emprego e renda para milhares de pais de família que estão sedentos de melhores dias para si e para os seus familiares.

William Jr.: E para a Juventude, o que o município pretende fazer para tirar os jovens do mundo das drogas e lhe inserir na sociedade?

Ribamar Alves: Primeiro melhorando o ensino público, lançando programas esportivos, gerando emprego e renda e melhorando o sistema de segurança pública.

Já estive com o secretário de segurança pública e estamos preparando o projeto de vigilância, algo revolucionário que não tem em nenhum município do Estado do Maranhão. Também, incentivando e promovendo o programa nacional de expansão de vagas na faculdade.
William Jr.: E para finalizar, quais os meios que a Prefeitura de Santa Inês está recorrendo para diminuir junto às áreas de segurança a criminalidade na cidade?
Ribamar Alves: É justamente o que falei há pouco, estamos concluindo o projeto em que vamos fazer 4 postos policiais em bairros, comprar carros e motos para que a guarda municipal passa servir de auxiliar da policia militar, mas para isso vamos aumentar e treinar o efetivo, colocar câmeras de vigilância na cidade, criar o agente de trânsito. Agora, nada disso surtirá efeito se não educarmos, dermos oportunidade de ter acesso aos serviços público, gerar emprego e renda, etc.

Redator e editor: William Junior
Todos os direitos reservados

OFERECIMENTO:


Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *