Exclusivo! Superintendente do IPHAN fala ao Portal Pindaré sobre a restauração do Engenho Central de Pindaré Mirim

Exclusivo! Superintendente do IPHAN fala ao Portal Pindaré sobre a restauração do Engenho Central de Pindaré Mirim

Construído em 1880, o Engenho Central de Pindaré Mirim já foi símbolo de riqueza e desenvolvimento e trouxe para o município a esperança de crescimento econômico, hoje, tombado como patrimônio histórico pelo estado, segue apenas com seu imponente edifício, servindo atualmente de depósito de materiais, divulgação de eventos e estacionamento.

ENGENHO central

As tentativas de restauração do patrimônio vêm de muitos anos, mas o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) anunciou no dia 16 de outubro de 2012 que o Engenho Central seria revitalizado. Na proposta do instituto, o prédio se tornaria um centro cultural. Até os dias atuais, o mesmo segue em busca desse sonho almejado pelos cidadãos pindareenses.

Na tarde desta terça – feira (14), a superintendente do IPHAN, Kátia Bogea, falou ao jornalista do Portal Pindaré, William Junior, sobre o andamento do projeto de revitalização do Patrimônio Histórico da cidade.

Kátia Borgéa, superintendente do IPHAN - MA

A superintendente declarou que o projeto que estava orçado em nove milhões de reais foi readequado para quatro milhões e seiscentos mil reais, mantendo o projeto inicial que é de transformar o Engenho Central em um Centro Cultural. Kátia Bogea disse que o IPHAN tem assegurado os 4 milhões e 600 mil reais. Com o valor inicial de 9 milhões, o IPHAN não teria recurso disponível e nem o município conseguiria realizar a manutenção do centro cultural.

Kátia Bogea reforçou que o recurso está assegurado pelo IPHAN e que no próximo dia 20 de julho será assinado o Termo de Ajustamento de Conduta com a empresa Camargo Corrêa, VALE e prefeitura de Pindaré Mirim, onde será autorizado a adequação do valor da restauração fixando em 4 milhões e 600 mil reais.

Segundo informou a superintendente, o arquiteto pediu 4 meses para refazer o projeto e que até dezembro de 2015 ou janeiro de 2016 as obras iniciarão.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *