Fórum da Negritude abre a semana da Consciência Negra em Pindaré – Mirim

Nós temos que mudar essa história de discriminação. Ser preto é bom, mas é difícil.
A frase acima fez parte da explanação do historiador Euzamar Medeiros na manhã desta segunda – feira (18/11) em Pindaré – Mirim no I Fórum da Negritude do município. O evento foi realizado no auditório da secretaria de educação e foi a abertura da Semana da Consciência Negra organizado pela Coordenação de Educação e Cultura na Escola em parceria com a Universidade Aberta de Santa Inês (UAB).
Grandes nomes da cultura afro descendente de Pindaré – Mirim estiveram presentes, além de Euzamar Medeiros, os professores, Hamilson Pinto, Vânia Rafaela, David Morais, o cantador de toadas de bumba – meu – boi, João Cruz, Seu Riba, a cantora Quelma, alunos e o secretário de Infância e Juventude, Boerão. O secretário de cultura não esteve presente.
O evento de grande importância contou ainda com a participação do Grupo de Capoeira, Atual Palmares de Pindaré – Mirim que fez uma apresentação para lembrar o tempo da escravidão.
O historiador Euzamar Medeiros e o professor David Morais da UAB, fizeram um breve resumo da história dos afro descendentes e conscientizaram sobre o preconceito e a discriminação racial. Euzamar Medeiros ratificou a importância de se assumir negro e disse que devemos mudar essa questão de preconceito racial e reforçou a informação de que foram os negros que construímos esse país, foram o alicerce.

Ainda está semana está marcada palestras em escolas e na quarta – feira (20/11), no Dia da Consciência Negra acontece um grande movimento em Pindaré – Mirim reconhecido em todo o estado, que o Abraço ao Engenho que será realizado a partir das 16 horas.

Galeria de fotos: 

(Clique na imagem para ampliar)

Cantora Quelma

Professor Hamilson Pinto

Cantador de toadas de bumba – meu – boi, João Cruz

Grupo de Capoeira Atual Palmares

Professora Vânia Rafaela (Grupo de Terreiro de Santa Inês)

Secretário da SEJUV, Boerão

Historiado, Euzamar Medeiros

Professor David Morais da UAB


Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *