Governo do Estado diz ao Jornal do Vale que serviços exigidos pela ANAC já estão sendo executados no Aeroporto de Santa Inês

Governo do Estado diz ao Jornal do Vale que serviços exigidos pela ANAC já estão sendo executados no Aeroporto de Santa Inês

O Aeroporto Regional de Santa Inês “João Silva” foi construído pela Prefeitura no final dos anos de 1990 e em 2015 deixou de ser municipal e foi entregue ao Governo do Estado, que é responsável pelo aeródromo.

A pista de pouso tem aproximadamente 1500 metros, tamanho suficiente para aviões de pequeno e grande porte, seja de carga ou de passageiros. Desde que foi inaugurado, o aeroporto tem sido bastante utilizado por conta da chegada das doses de vacinas contra a covid-19 que são distribuídas aos 13 municípios da Regional de Saúde de Santa Inês.

Nas proximidades, há várias casas em pelo menos três bairros, além de torres e caixas d’água que não deveriam estar próximos do aeroporto. A Agência Nacional de Aviação Civil a ANAC enviou uma recomendação ao Governo do Estado para que fossem feitas adequações.

Em nota enviada ao Jornal do Vale, a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia disse que desde quando assumiu a responsabilidade do aeroporto, já haviam casas nas proximidades e informou que as adequações estão sendo realizadas.

Veja abaixo a íntegra da Nota.

Sobre o aeroporto de Santa Inês, a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) informa que, em 2015, iniciou a fase de regularização dos aeródromos sob gestão do estado.

O aeroporto de Santa Inês foi repassado para a gestão estadual com casas já nas proximidades. Contudo, devido ao crescimento de moradias no entorno do aeroporto, a Seinc recebeu recomendação da ANAC, a fim de realizar um trabalho junto à comunidade, do perigo em adentrar em áreas do aeródromo por meios diferentes da via controlada.

Recentemente, através de ofício enviado à ANAC, a Seinc explicou que em virtude da pandemia de Covid-19 e da incidência das chuvas, houve a necessidade de fazermos novamente os serviços de capina no entorno do aeródromo.

Neste sentido, houve reforço de segurança na cerca e colocação de placas padronizadas de sinalização e advertência, com o intuito de evitar invasão da área do aeroporto, além de vigias que orientam os moradores.

Os serviços exigidos estão sendo executados para cumprir as recomendações da ANAC.  Ainda neste mês serão concluídas as intervenções, e o Estado, como operador do aeródromo, dará conhecimento à Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária a respeito das condições da infraestrutura, o que ensejará o arquivamento processo de exclusão nº 00058.022862/2021-61, conforme previsto na Portaria ANAC Nº 2.342/SIA, de 02 de agosto de 2019.

Att,

Secretaria de Estado da Comunicação Social

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *