Moradores de Pindaré Mirim sofrem com o problema da falta d’água

Moradores de Pindaré Mirim sofrem com o problema da falta d’água

A situação da falta d’água na cidade de Pindaré Mirim está cada vez mais preocupante, devido a frequente suspensão no fornecimento por parte da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – Caema. Os moradores dos bairros Palmeira, Vila Poré, Oscar Romero, Cibrazém, Formosa, Sorriso, Alto do Bode e do centro da cidade clamam por melhorias urgentes.

sem-agua

Muitos moradores estão tendo que se submeter a carregar baldes com a água de outros locais para poder se manter. A compra de água mineral é uma das saídas encontradas pelos pindareenses nesses dias sem água nas torneiras.

Abaixo segue a Nota da Caema enviada ao Portal Pindaré na tarde de domingo (06) onde informa o motivo da falta de abastecimento de água e a previsão de quando o problema será resolvido.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

No dia 11 de outubro, o Ministério Público do Maranhão ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) contra a Caema para tentar obrigar a empresa a regularizar o fornecimento do produto aos moradores da cidade. O promotor de justiça Cláudio Borges dos Santos classificou, na ação, a situação de “lamentável”, pois a companhia não investe na manutenção ou expansão dos equipamentos de captação e armazenamento de águas, apresentando, em pleno século XXI, uma estrutura arcaica e ineficiente.

O MPMA pediu ao Poder Judiciário a concessão de medida liminar para obrigar a Caema a restabelecer, no prazo de 48 horas, o fornecimento regular e contínuo de água aos consumidores; que a empresa forneça, no prazo de 24 horas, suprimento de água por meio de caminhões-pipa sob pena de aplicação de multa diária de R$ 20 mil; a Promotoria pediu a condenação da empresa para perfurar mais dois poços tubulares; A Promotoria de Justiça também requer o abatimento proporcional das cobranças relativas ao fornecimento nos últimos 90 dias, contados do ajuizamento da ACP; foi pedido também à Justiça que obrigue a empresa a apresentar relatório comprovando o cumprimento das medidas no prazo máximo de 30 dias.

NOTA DA CAEMA

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – Caema, comunica que os clientes dos bairros Centro, Palmeira, Vila Poré, Oscar Romero e Cibrazém, estão sem abastecimento de água por conta de um problema elétrico na bomba do poço P04, localizado à Rua da Envira.

Neste sábado foi concluída a retirada do conjunto e acreditávamos que assim o problema estaria solucionado, porém surgiu outro problema neste mesmo poço e terá que ser retirada novamente a bomba para fazer o reparo.

O serviço será iniciado a partir de amanhã (segunda-feira 07) , portanto a previsão é que até quarta-feira (09/11) o abastecimento estará normalizado. Quanto às contas referente ao período sem água só poderá ser suspenso no mês 11/2016, que são as contas que chegam no final deste mês corrente.

Pedimos desculpas pelo transtorno causado.

Caema.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *