Morre ex – vice – prefeito de Pindaré – Mirim
Pindaré – Mirim perdeu nesta quinta – feira (20/03) um grande ícone da história do município, um grande pai, um grande amigo, um grande acolhedor, um grande batalhador, um grande vereador, um grande ex – vice – prefeito e uma pessoa que amava o Pindaré.
![]() |
Lucas Pato, como passava boa parte do tempo recebendo visitas |
Lucas Evangelista Oliveira, o ‘Lucas Pato’, faleceu por volta das 5 horas da manhã na capital São Luís, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Lucas Pato estava no Centro Médico do Monte Castelo em São Luís desde o inicio da semana aonde lutava contra problemas de saúde.
Lucas Pato, como era mais conhecido, nasceu em 18 de agosto de 1934, no povoado de Lago do Remanso em Santa Inês, mas desde o ano de 1935 residia em Pindaré – Mirim, na época chamada Vila São Pedro.
De família pobre, cursou o 1º Grau e sempre foi dedicado, chegando a vender latas de água, vendia mingau, doces e trabalhou na roça e em outros diversos serviços. Aos 14 anos resolveu construir sua própria casa, para isso foi necessário quebrar coco babaçu e lavava para fora, e fazia ainda tijolos, telhas e tirava lenha. Depois de três anos concluiu sua modesta casa.
Trabalhou de carroceiro à construção civil, mas foi no ramo da política que se destacou mais ainda. Lucas Pato filiou – se na Aliança Renovadora Nacional e em 1972 recebeu o convite para ser candidato a vice-prefeito, tendo como cabeça da chapa José Ribamar (o Zezico), sendo eleito e com mandato de quatro anos. Candidatou – se a vereador em 1976 sendo eleito com mandato de seis anos. Em 1982 novamente se candidatou a vereador, pelo Partido Democrático Social, e sendo eleito com mais um mandato de seis anos e ainda foi eleito presidente da Câmara Municipal para o biênio de 1985 e 1986.
Lucas Pato disse em sua biografia que assumiu todas as funções em defesa do povo com dignidade, moral, e honestidade por respeito a sua família e sua gente. Disse que considerava o cargo público como posto de lutas e sacrifícios. Posto este, para defender todos os interesses do município e do seu povo.
O corpo já está Pindaré – Mirim e está sendo velado na Rua Santos Dumont, nº 27, no centro da cidade e o sepultamento será nesta sexta – feira, às 10 horas da manhã.
“Agradeço muito a Deus, e tenho muito respeito com o povo desta terra por ter confiado às funções nos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, segurança e trabalhista, nesse município.”
“Mesmo assim Pindaré te amo muito.”
“Até aqui, consciência tranquila e dever cumprido.”
Lucas Evangelista Oliveira
18/08/1934
20/03/2014
Blog Portal Pindaré