Na abertura dos trabalhos na câmara, prefeito de Pindaré Mirim fala sobre “união” em mensagem

Por: William Junior, em 25 /02 /2018, ás09h41

Na manhã desta sexta-feira (23), a Câmara Municipal reabriu os trabalhos legislativos para o ano de 2018. A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Márcio Mendes e contou com a presença dos demais vereadores e de secretários municipais.

abertura sessao camara

Em mensagem direcionada ao legislativo em alusão ao início dos trabalhos deste ano, e que foi lida pelo Secretário de Comunicação Social, João Paulo Soares, o prefeito Henrique Salgado pontuou algumas ações realizadas ao longo do ano passado, lamentou as falhas cometidas em decorrência da grave crise que atravessa nosso país, e elencou diversas medidas que serão adotadas neste ano. “Queremos ter nesta Câmara Municipal uma instituição parceira e que possa refletir as vontades do povo e nos auxiliar no comando desta cidade”, destacou o prefeito.

Para Henrique Salgado, “é hora de uma união em torno da cidade, sem paixões ou atritos pessoais.” E reforçou que “o amor por esta terra é o motivo que deve nos unir diante das adversidades.”

Leia abaixo a íntegra da mensagem:

 

“MENSAGEM DO PREFEITO HENRIQUE CALDEIRA SALGADO

 

ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS NA CÂMARA MUNICIPAL NO ANO DE 2018.

 

 

- Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Pindaré Mirim, vereador Márcio Mendes;

 

- Excelentíssimas Senhoras Vereadoras;

- Excelentíssimos Senhores Vereadores;

- Senhores secretários municipais e demais autoridades aqui presentes;

 

Senhoras e senhores,

 

Participar de uma Sessão de abertura dos trabalhos legislativos é sempre motivo de muita honra para mim. Trago hoje não só uma breve descrição dos desafios que enfrentamos ao longo do ano que passou, como também trago uma mensagem de otimismo e de um cenário mais animador com perspectivas de muitas melhorias para 2018.

Antes de tudo, cabe destacar que a convivência harmônica entre os poderes, enquanto afirmação da Constituição Federal é o princípio fundamental para o avanço da democracia, portanto, para garantia dos interesses populares acima de quaisquer outros.

Queremos ter sempre nesta Câmara Municipal, uma instituição parceira, amiga e que possa refletir as vontades do nosso povo, pois somos fruto da maioria da vontade popular que nos concedeu o direito de trabalhar em prol de todos os pindareenses.

Diante da mais grave crise que nossa cidade enfrentou no ano que passou, em decorrência de tudo que ainda passa o nosso país, não nos acovardamos e procuramos sempre buscar melhorias e principalmente sair daquele cenário extremamente tenebroso.

Enfrentamos duras críticas, mas sempre confiando em Deus e nas pessoas de bem desta cidade que sempre acreditaram que voltaríamos aos trilhos do trabalho e do desenvolvimento. Em 2017, a cidade foi devastada por perda de recursos federais e de arrecadação que nos colocou diante de uma situação muito adversa. Muitos a tratavam até como uma situação irreversível.

Agradeço de todo o coração a nossa equipe de governo: secretários municipais, chefes de departamento e setores, servidores de todas as áreas e níveis que demonstraram muita garra e determinação mesmo nas horas mais difíceis. Vamos manter este mesmo imperioso espírito neste ano.

Apesar dos obstáculos, no ano passado realizamos ações pontuais em diversas áreas, e neste ano vamos avançar ainda mais, como passo a destacar a seguir:

Na Saúde, ainda com problemas graves, elaboramos e aguardamos apenas os últimos detalhes para realizarmos uma ampla reforma no Hospital Municipal Governador José Sarney, não só na parte estrutural como na aquisição de novos equipamentos. Precisamos neste ano, e assim faremos, colocar o centro cirúrgico do Hospital para funcionar, recuperar nossos postos de saúde, concluir os postos que foram deixados inacabados pela gestão anterior, manter em pleno funcionamento as nossas duas ambulâncias e se possível adquirir outras, enfim, fazer aquilo que for possível, sempre buscando parcerias junto ao Governo do Estado e Federal para termos uma saúde muito melhor.

Peço inclusive que os munícipes e vereadores nos ajudem neste particular, principalmente no que se refere a questão do atendimento. Temos o dever de atender a todos os cidadãos sem qualquer tipo de distinção. Possuímos uma equipe altamente habilitada, com médicos diariamente em nosso hospital e atendendo em toda rede de saúde, além de enfermeiros, técnicos e outros servidores. Determinei a minha equipe desde o primeiro dia e mantenho-me sempre vigilante para que todos os pindareenses possam ser atendidos com a devida educação e atenção destes servidores.

Hoje, a cidade de Pindaré Mirim, segue acometida por graves problemas principalmente de ordem estrutural. Estamos desde o primeiro dia de nossa gestão, buscando soluções imediatas para solucionarmos esses entraves que nos impedem de avançar. Daremos início neste primeiro semestre a um amplo programa de recuperação de ruas, avenidas e estradas vicinais, o “Pindaré Trafegável”. Sob o comando da Secretaria de Infraestrutura, com recursos próprios, outros oriundos da parceria importante com o Governo Flávio Dino e com o auxílio ainda de emendas parlamentares federais, daremos trafegabilidade em diversos pontos de nossa cidade com serviços de asfaltamento e pavimentação de estradas de acesso aos nossos povoados. Será com toda a certeza o maior plano de revitalização estrutural da história de Pindaré.

Na Cultura, realizamos há poucos dias o maior Carnaval de toda a história, o mais seguro, organizado e que obteve aprovação recorde da população. Toda essa festa ocorreu na nova Praça Nagib Haickel, que formará junto com a Praça de Alimentação e Eventos e a Praça São Pedro o novo centro histórico tendo o nosso Engenho Central como principal destaque.

Cabe aqui inclusive uma ressalva: as novas praças são fruto de um projeto que apresentei logo no início do nosso mandato e posteriormente aprovado pelo Governo do Estado que iniciou prontamente a sua execução.

Fortalecemos ainda o nosso turismo, o comércio e consequentemente a economia local, que com toda a certeza foram aquecidos durante as festividades carnavalescas e que terá grandes avanços diante das políticas públicas de fortalecimento que estão sendo implantadas pela Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo. Somente no ano que passou, capacitamos em parceria com o SEBRAE, SENAI E SENAC, mais de 200 pessoas em cursos que vão desde a gastronomia, passando pela panificação e chegando até em ações de profissionalização na área de eletricista.

 

Na Educação, temos ainda muitos desafios a serem vencidos. Investimos de forma direta na formação e capacitação de nossos professores e gestores. Vamos iniciar serviços de reforma e recuperação nas escolas da rede municipal, o Nazaré Jansen, uma das mais tradicionais escolas de nossa cidade se tornará referência com as obras de ampliação e revitalização que serão realizadas em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multimodal. Estamos trabalhando arduamente para  recolocar nossa cidade com índices educacionais de destaque, melhorar a qualidade de ensino e das nossas escolas. Acreditamos que uma sociedade melhor, mais justa e humana começa com uma educação mais forte.

O Meio Ambiente hoje possui habilitação junto à Secretaria de Estado e consegue trabalhar de forma mais incisiva no combate a possíveis agressões aos recursos naturais. Observamos de forma clara, o grande salto que está área obteve neste primeiro ano de administração e o quanto ainda irá melhorar. Destaco ainda que a parceria com a Secretaria Municipal da Pesca será fundamental para o combate a pesca predatória e as agressões que sofre o nosso Rio Pindaré. É preciso cuidar do hoje  para garantirmos o amanhã.

Hoje nossos agricultores contam com uma secretaria mais forte, que atende aos seus anseios. A Feira da Agricultura Familiar é um enorme sucesso, vendendo e valorizando todas as sextas-feiras a nossa produção local. O foco para esse ano é expandir horizontes, buscar parcerias para a implementação de novos programas. Somos uma cidade vocacionada à produção.

Começamos o ano com boas notícias para o nosso esporte, pois vamos realizar os Jogos Escolares e agora em março, aderir aos Jogos Escolares Maranhenses, os JEM’S. Todo esse trabalho, além de incentivar as práticas esportivas irá gerar a recuperação de nossas praças esportivas, a começar pelo Ginásio Salgadinho e todo complexo esportivo do Poerão.

A Maranet e o projeto “Robótica nas Escolas” são projetos importantes que conquistamos na área de Ciência e Tecnologia. Para este ano, nossa intenção é estreitar ainda mais os laços junto a SECTI, IEMA e IFMA e estimular em nossos jovens a importância de se desenvolver atividades nessa área. Na Comunicação destaco a implantação de canais de comunicação junto à sociedade que constituem ferramenta primordial na reconstrução de Pindaré. Vislumbramos para 2018, mais conquistas nessa área e uma administração cada vez mais próxima do cidadão.

 

Na área social, contamos com o valoroso trabalho realizado no CRAS, CREAS, a implantação do programa Criança Feliz, o fortalecimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e vamos continuar a intensificar a realização de políticas públicas de inclusão daqueles que mais precisam de nossa atenção: o povo carente desta cidade. Crianças, jovens, adultos e idosos, todos continuarão a ter atenção plena do nosso governo.

 

Em 2017, aproveito para destacar ainda o meu trabalho junto aos demais prefeitos maranhenses como membro da diretoria da Federação dos Municípios Maranhenses (FAMEM) e da Consórcio Intermunicipal Multimodal (CMI), onde obtivemos importantes conquistas como por exemplo a aprovação e sanção do decreto-lei 13.450/17 que garantirá para Pindaré mais recursos para a cidade através da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

Finalizo esta mensagem para reafirmar a minha inteira disposição em seguir trabalhando por uma cidade cada vez melhor. Tenho consciência de que muito precisa melhorar, e maior consciência ainda, que avançaremos bastante neste ano. Deixamos para trás o tempo ruim. A nossa grande relação com o Governo Flávio Dino é fundamental em todo esse processo de reconstrução. A confiança de nosso povo é primordial.

Senhores vereadores, senhoras vereadoras, conclamo a todos para nos unirmos. É hora de uma união em torno da cidade. Sem paixões políticas, sem atritos pessoais. Devemos ter apenas um único lado, o lado do povo, o lado daqueles que querem o nosso Pindaré prometido e engradecido, mais forte e nos dando cada vez mais orgulho. O amor por esta terra é o motivo que deve nos unir. Avante!”

 

Muito Obrigado.

Pindaré Mirim, 23 de fevereiro de 2018.

HENRIQUE CALDEIRA SALGADO

Prefeito Municipal

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.