PARABÉNS!!! SANTA INÊS COMPLETA HOJE 46 ANOS

‘Ponta da linha’, esse foi o nome dado primitivamente para o povoado que futuramente se tornaria a capital da Região do Vale do Pindaré, por está localizada no final da via férrea que transportava as plantações de cana – de açúcar que abasteciam o Engenho Central, em Pindaré – Mirim. A então ‘Ponta da Linha’, que antes era município de Pindaré, deve sua origem a esse importante empreendimento agroindustrial.
Com o encerramento das atividades produtivas do Engenho Central, por volta de 1910, a população de “Ponta da Linha” passou a dedicar-se à cultura de algodão, arroz, milho e mandioca, porém continuou dependendo de Pindaré-Mirim, a quem era subordinado administrativamente e por onde sua produção era escoada. Muito procurado por famílias nordestinas, que constituem atualmente, com seus descendentes, mais da metade da população local, o povoado cresceu rapidamente, a ponto de, no início da década de 60, tornar-se mais importante, em termos demográficos e econômicos, do que a sede do município a que pertencia.

A 14 de março de 1967, o antigo povoado de “Ponta da Linha”, já então conhecido como Santa Inês, conquistou sua autonomia. Beneficiado pela passagem da BR-222 e da Estrada de Ferro Carajás em sua sede, o município de Santa Inês é atualmente um dos mais importantes do Estado, tanto pela força de seu comércio e de sua agricultura como pela instalação, em seu território, de um distrito industrial que abriu largas perspectivas para seu desenvolvimento.
Na minha terra
Tem pessoas e personagens
Que não se esquecem jamais
Tem mulheres trabalhadoras
Quebradeiras de côco, benzedeiras
Tem bordadeiras, costureiras
Tem mulher rendeira
Do lar, do campo, o comércio informal
Comerciantes e comerciárias
Enfermeiras, doutoras e professoras
Tem mulher guerreira
Meninas, jovens e senhoras
Musas, mães e rainhas
Tem mulher artista
Minha terra é parte do meu coração
Minha memória eternizou
Inês Galvão,  Conceição
Zima, Militana e Micaela
Helena, Justina
Teodora e Vitalina
Concita, Carla
Marcelina, Terezinha e Antonina
Minha Terra, “minhas mulheres”
Meus amores
Minha querida SANTA INÊS
(Carlos Alberto)
MATÉRIAS RELACIONADAS:

Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *