Paróquia São Pedro e Pastoral da Juventude de Pindaré Mirim finalizam a Semana da Cidadania 2018

Por: William Junior, em 23 /04 /2018, ás16h33

Com o tema “Mulheres, é hora de transformar o que não dá mais” e o lema “Essa ciranda não é minha só, ela é de todas/os nós”, a Paróquia São Pedro Apóstolo e a Pastoral da Juventude de Pindaré Mirim promoveram do dia 16 a 22 de abril a Semana da Cidadania 2018 que é uma atividade permanente ecumênica, marcada por atividades concretas que desenvolvam o exercício da cidadania por adolescentes e jovens, envolvendo diversos segmentos da sociedade.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

A programação em Pindaré Mirim iniciou na segunda – feira no Salão Paroquial com a palestra do pároco, o padre Ramos, na terça e quarta-feira com o padre Luís Fernando que envolveu as redes sociais, a situação mundial e brasileira. A partir da quarta-feira os encontros aconteceram nos grupos de jovens nos bairros Sorriso, Alinne Salgado e Oscar Romero.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e multidão

Durante os encontros foram dialogados sobre o protagonismo social e participação política das mulheres; desigualdade de gênero no mercado de trabalho; violência doméstica contra a mulher e o protagonismo feminino no seio da Igreja. Para um dos assessores da Pastoral da Juventude, Luis Carlos, esse momento foi de “Protagonizar uma história que só a juventude anceia. É clamar por mais respeito de uma sociedade às vezes cega. É transformar o que não dá mais para suportar, a juventude clama por políticas públicas e órgãos que sejam mais transparente em sua linha”.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, céu, campo de beisebol e atividades ao ar livre

Na tarde de domingo(22) aconteceu o encerramento da Semana da Cidadania com a participação dos jovens dos grupos de bases da sede. Durante o encontro aconteceu a discussão sobre a temática, oração do Terço da Juventude, dinâmicas, sessão de filme e ainda uma caminhada até a Praça da Matriz, onde foi realizado o encerramento com animação e oração final.

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

Para o coordenador da Pastoral da Juventude do município, Leonardo Santos, “esses momentos fortalecem a participação dos jovens nas atividades religiosas, principalmente pela temática desse ano que trata sobre as mulheres, que junto com todos os homens devem combater qualquer tipo de discriminação, preconceito ou abusos.”

 

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.