Pindareenses realizarão mobilização neste sábado no Engenho Central de Pindaré Mirim

Pindareenses realizarão mobilização neste sábado no Engenho Central de Pindaré Mirim

Alguns moradores de Pindaré Mirim resolveram se unir em prol do Patrimônio da Humanidade, o Engenho Central que foi construído em 1880, local onde eram refinadas toneladas de açúcar gerando desenvolvimento e riqueza. Por conta do engenho, Pindaré Mirim foi a primeira cidade no Brasil a ter luz elétrica e a primeira no estado a receber a linha de trem. Mas hoje, o Engenho Central passa por uma situação caótica.

vida ao engenho

O local está sujo, servindo como depósito de materiais de decoração da secretaria municipal de cultura e outros utensílios. Donos de lanchonetes e alguns empresários usam a rua lateral do Engenho para depositar lixo diariamente. O mesmo serve até para estacionamento.

Enquanto o processo de restauração se arrasta por vários anos, dentro do centenário está um verdadeiro depósito de entulhos e lixo. Por esse motivo, afim de acabar com essa triste realidade e levar uma mensagem de conscientização para donos de lanchonetes, empresários e para a população em geral que insiste em jogar lixo nas dependências do engenho e em seu entorno, é que alguns pindareenses se uniram e estarão realizando uma grande mobilização de limpeza no local.

A mobilização será feita também para cobrar a restauração do engenho que já vem se arrastando há vários anos. A mesma está marcada para este sábado (01), às 8 horas, em frente ao Engenho Central.

VISITA

Na manhã da última terça-feira (29), representantes da Camargo Corrêa, IPHAN, arquiteto e engenheiro estiveram realizando mais uma visita ao Engenho Central de Pindaré Mirim. Por conta da grande quantidade de materiais, eles não conseguiram se quer entrar, literalmente, na dependência do Engenho.

visita engenho central
Foto: William Junior/Portal Pindaré

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *