Prefeitura de Santa Luzia realiza blitz em alusão ao dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Prefeitura de Santa Luzia realiza blitz em alusão ao dia de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar esta data, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Santa Luzia, em parceria com o Conselho Tutelar, Polícia Militar e a Guarda Municipal, realizou uma blitz de conscientização.

A ação foi feita nos principais pontos da Avenida Newton Bello, local de grande movimentação, para chamar a atenção da população sobre o combate a este tipo de crime cometido em crianças e adolescentes.

Durante a blitz, houve a distribuição de panfletos e colagem de cartazes da campanha “Faça Bonito” em vários pontos da cidade. A iniciativa foi elogiada pelos moradores da cidade.

A campanha

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 21º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Esse ano, mais uma vez em alusão ao dia, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede ECPAT Brasil, seus membros e parceiros vêm ressaltar a importância da mobilização e participação dos diversos setores nessa ação. No entanto, levando em consideração o contexto de pandemia em face da Covid-19, seguimos com as orientações do ano de 2020.

Fonte: ASSECOM

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *