Professores da rede estadual fizeram paralisação por 24h

Os professores da rede pública estadual de todo Maranhão através do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) iniciaram ontem, terça-feira (22/10), por 24h uma paralisação de advertência ao governo do Estado, cobrando, o cumprimento do acordo que envolve o pagamento das titulações, promoções e gratificação de estímulo profissional.



Segundo o presidente (Sinproesemma) Júlio Pinheiro, o objetivo da mobilização é cobrar do Governo do Estado o cumprimento integral do acordo judicial para pagamento da reposição dos salários, de 30% de gratificação de estímulo profissional, das titulações e das promoções. De acordo com a categoria, os pagamentos deveriam ter sido feitos no mês de agosto, mas foi apresentado um novo calendário, com parcelamento até o final do ano.

 O secretário da Segep, Fábio Gondim, alega que o acordo está sendo cumprindo à medida que os documentos que comprovam os direitos dos trabalhadores estão chegando da Secretária de Estado da Educação. Segundo ele, quando a previsão do pagamento foi feita era esperado que toda a documentação já analisadas e pronta para ser encaminhada, porém, com o andamento das atividades, foi descoberto que os números eram apenas estimativos e que na verdade os processos ainda não foram analisados. De acordo com os dados do próprio governo, na folha de outubro, foram concedidas 65 promoções, 142 titulações e 93 gratificações de estímulo profissional.


Além do cumprimento integral do acordo estabelecido em mesa de negociação e firmado perante a Justiça, o Sinproesemma reivindica nomeação dos excedentes do concurso de 2009 e realização de novo certame, aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), um terço da jornada de trabalho para atividades de planejamento, melhoria das estruturas físicas e instituição de escolas em tempo integral.
O presidente do Sinproesemma ainda disse que se as reivindicações não forem atendidas, haverá uma nova paralisação no dia 27, de novembro deste ano. (Com informações do Simproesemma)
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *