Promotor de Justiça concede entrevista a Rádio Dehon e alerta eleitores de Pindaré Mirim

Promotor de Justiça concede entrevista a Rádio Dehon e alerta eleitores de Pindaré Mirim

Na manhã desta quarta – feira (28), o Promotor de Justiça da comarca de Pindaré Mirim, Claúdio Borges dos Santos concedeu uma entrevista ao radialista Rafael Borba na Rádio Dehon FM. Na oportunidade, o promotor alertou e esclareceu diversas dúvidas sobre as eleições 2016 que listamos abaixo.

promotor-e-radialista
Promotor Claúdio Borges e radialista Rafael Borba. Foto: William Junior/Portal Pindaré

DOCUMENTO NA HORA DA VOTAÇÃO

“O eleitor deve apresentar um documento oficial com foto. Nós podemos elencar a carteira de identidade, passaporte ou até outro documento oficial, inclusive uma carteira de trabalho, reservista ou carteira de habilitação. A carteira de colônia de pescadores não é oficial e ela não é permitida. O eleitor pode votar sem título, desde que ele saiba seu local de votação e compareça com um documento oficial com foto. A certidão de nascimento e casamento não são aceitas.

VESTIR CAMISA DO CANDIDATO

“No dia da eleição, a manifestação individual e silenciosa do eleitor é permitida. Ou seja, o sujeito pode comparecer a sua seção de votação vestindo uma camisa que demonstre sua preferência, um broche ou adesivo, entretanto é preciso frisar que aglomerações de vários eleitores com um padrão de vestimenta, isso não é permitido. Isso configura ilícito eleitoral, podendo até levar a um processo criminal.

LEVAR A ‘COLA’

“É permitido que o eleitor leve sua anotação na urna, mas não será permitido o uso de celular. Hoje em dia muitos gostam de fazer um selfie, tirar uma foto e isso ao será permitido. Tudo para preservar o sigilo da sua votação sem qualquer influência. O eleitor que tiver alguma deficiência pode ter o auxílio de uma pessoa da família.”

NÃO VOTOU NA ÚLTIMA ELEIÇÃO

“Pindaré já passou pelo recadastramento biométrico mas está impedido de votar aquele que não votou nas últimas três eleições, mas o recadastramento biométrico elimina muito essa questão.”

BEBIDAS ALCÓOLICAS

As pessoas devem evitar o uso dessa bebida e não será permitido qualquer tumulto pois configura crime eleitoral, o fato de perturbar o local de votação, tirar o sossego de quem quer exercer sua cidadania. O Ministério Público e demais autoridades estará atento a isso. Qualquer pessoas que fizer isso sofrerá as consequências.”

DENÚNCIAS

“O Ministério Público estará de portas abertas, também o Fórum Eleitoral, porque eu e o juiz eleitoral estaremos visitando as zonas eleitorais, mas podem fazer através de ligação. Podem procurar a autoridade policial e fazer a denúncia.”

PRAZO PARA MOVIMENTOS POLÍTICOS

“Os comícios e reuniões é até o dia 29, que é o último dia. Passeatas e carreatas, e até mesmo a propaganda através de carro de som, poderá ser realizada até o dia 1º. No dia 02 isso é terminantemente proibido e configura propaganda eleitoral irregular e trará consequências graves”.

VENDA DO VOTO

“Eu acredito que agora é o momento que a pessoa deve refletir bastante, deve raciocinar, deve ponderar todas aquelas demandas que o município tem e exercer seu direito de voto consciente e plena e não sujeito a influência e não sujeito a qualquer tipo de pressão, porque são seus quatro anos, seu futuro, da sua família e da sua cidade, que estão em jogo. Exerça seu voto de maneira consciente e assim que se construirá um Pindaré melhor.”

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *