Realizada Audiência Pública sobre a presença de animais soltos em vias públicas de Pindaré Mirim

Realizada Audiência Pública sobre a presença de animais soltos em vias públicas de Pindaré Mirim

Foi realizada no final da tarde de quarta-feira (22), uma Audiência Pública na Câmara Municipal para debater a problemática que envolve a presença de animais soltos em vias públicas de Pindaré Mirim. A iniciativa foi da secretaria municipal de meio ambiente e de saúde, em parceria com o Ministério Público e Polícia Civil.

audiencia animais soltos

O encontro contou com a presença da vice-prefeita Anne Cleide Carcará, do ex-prefeito Manoel Filho de Pezão, do promotor de justiça Drº Cláudio Borges, da Delegada de Polícia Civil, Drª Cláudia Maciel, do Pároco da cidade, Pe. Ramos, além de diversos secretários municipais, representantes de ong’s e da sociedade civil organizada.

A Procuradora Geral do Município, Drª Alessandra Freire, apresentou o Decreto nº 12/2017 que proíbe a permanência de animais soltos em vias públicas da cidade. Segundo a norma estabelecida pelo prefeito Henrique Salgado, os animais podem ser recolhidos por uma equipe municipal e levados para um abrigo específico criado para esta finalidade.

“Um dos principais objetivos da medida é proteger tanto a sociedade, quanto os animais, pois sabemos que muitos são abandonados, adoecem e ficam circulando pelas ruas, causando até mesmo acidentes.”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Mazinho Andrade. Logo após sua fala, um técnico da referida secretaria apresentou ainda detalhes das medidas a serem adotadas.

Para o titular da Secretaria de Saúde, Carlos Figueiredo, a ação será acompanhada ainda da realização de tratamentos veterinários nos animais: “Assim que forem recolhidos, os animais receberão medicação e serão bem tratados, aguardando seus possíveis donos. Não é uma operação que visa prejudicar ninguém, ao contrário, todos sairão ganhando.”, afirmou.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas

O promotor de justiça, Drº Cláudio Borges destacou a importância dessa temática. “Desde quando fui titularizado aqui eu verifiquei que há um aumento substancial desses animais soltos e isso causa uma preocupação. É importante que estivermos juntos no enfrentamento dessa questão“, disse.

O poder público garantiu durante o ato, que será realizada nos próximos dias uma ampla campanha de divulgação e conscientização da nova medida com o objetivo de informar a população. Somente após isso, é que o decreto e as medidas decorrentes dele, serão realizadas.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *