Rio Pindaré passará por inspeção de seis dias que percorrerá mais de 400Km

Rio Pindaré passará por inspeção de seis dias que percorrerá mais de 400Km

O Rio Pindaré é um dos principais do Maranhão, o Rio é genuinamente maranhense, nasce na serra do Gurupi e deságua no rio Mearim próximo da foz do mesmo na baía de São Marcos com um total de 679 Km de extensão. Em suas margens estão as cidades de Açailândia, Bom Jesus das Selvas (servindo de divisa entre os mesmos), Alto Alegre do Pindaré, Santa Inês, Pindaré Mirim, Bom Jardim, Monção e dezenas de povoados.

rio

Apesar de estar passando por vários problemas, estando seriamente assoreado e com suas margens destruídas, em consequência do desenfreado desmatamento, o Rio Pindaré ainda é importante para o estado e para o município de Pindaré Mirim. Gerando renda para muitos ribeirinhos.

Com o objetivo de iniciar o processo de desmembramento do subcomitê da bacia do Pindaré o secretário de meio ambiente de Pindaré Mirim, Benedito Castro estará participando da Inspeção do Rio Pindaré que iniciará neste domingo, 21 de junho e se estenderá até o dia 26 do corrente mês.

Estarão fazendo parte desse levantamento científico, Marinheiros e Dr’s da Administração das Hidrovias do Nordeste (AHINOR), UEMA, CREA, Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, FUNASA, CODEVASF, COMEFEC, DNIT, IBAMA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mearim e secretarias municipais.

A inspeção terá como objetivo geral fazer um levantamento com todos dados do Rio Pindaré atualmente, fazendo uma radiografia (como a fauna, flora, ângulos, profundidade, nível de poluição, dentre outros), e a partir desse documento que será gerado o processo do desmembramento do subcomitê da bacia do Rio Pindaré. Além disso, esse trabalho científico vai servir para saber a real situação que se encontra o rio e servirá ainda de pesquisas.

No dia 23, os viajantes desembarcam em Pindaré Mirim, onde participarão de uma reunião no auditório da Colônia de Pescadores que contará com a participação do secretário de estado do meio ambiente, Drº Marcelo de Araujo. Na ocasião, já serão apresentados os primeiros resultados da inspeção.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *