Secretaria de Saúde de Pindaré Mirim realiza mutirão para aferição da pressão arterial

Por: William Junior, em 28 /04 /2017, ás09h12
Com o tema “Qual é a sua pressão”, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizou na última quarta-feira (26) um mutirão na Praça Leão Maluf, no centro comercial da cidade, para a aferição da pressão arterial. O objetivo da ação, que atendeu centenas de pessoas, foi detectar novos casos de hipertensão e orientar os que já possuem a doença sobre a importância do tratamento contínuo.

Além da aferição de pressão, a ação ainda realizou a vacinação de pessoas acima de 60 anos, como parte da ação de conscientização para a vacinação contra a Influenza, que já foi inciada pela SEMUS desde o início do mês.

 

SAIBA MAIS SOBRE A HIPERTENSÃO ARTERIAL

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta, é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao “derrame cerebral” ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.