Sessão na câmara de vereadores de Pindaré: baixo nível de debates, vereador abandona sessão e prefeito desafia vereador

Sessão na câmara de vereadores de Pindaré: baixo nível de debates, vereador abandona sessão e prefeito desafia vereador

 

Aconteceu quase de tudo durante a sessão ordinária na câmara de vereadores de Pindaré – Mirim desta sexta – feira (29). Os parlamentares estiveram presentes em massa, com exceção do vereador Laércio que justificou sua ausência. Apesar da presença dos vereadores muitos não quiseram usar a tribuna da casa legislativa e a sessão foi marcada por vários acontecimentos e por um desafio proposto pelo prefeito da cidade, Walber Furtado ao vereador Mazinho.

20140829_110933[1]
Sessão na câmara de vereadores entre para uma das mais polêmica. Foto: William Junior/Portal Pindaré
 

O Portal Pindaré traz em primeira mão os destaques dessa ‘calorosa’ sessão que fica marcada entre as mais polêmicas já realizadas.

 

Pequeno expediente

 

Para iniciar os discursos, os parlamentares têm cinco minutos para retratar sobre os requerimentos e matérias adentradas para ordem do dia da referida sessão que era apenas um requerimento do vereador Mazinho que solicitava o recapeamento das ruas do bairro Cibrazém e Nova Cibrazém. Apesar do tempo disponível, muitos parlamentares preferiram não usar – lhe.

 

Grande expediente

 

Após o pequeno expediente, o presidente da câmara, João Lima Neto, abriu o grande expediente. Nessa oportunidade, os vereadores dispõem de dez minutos para falar sobre tudo, mas seguindo o regimento da casa.

20140829_111212[1]
Pindareenses esvaziam a galeria da casa. Foto: William Junior/Portal Pindaré
 

Na ocasião, apenas dois vereadores usaram a tribuna da casa, sendo o parlamentar Mazinho e Mário Chesman que usaram todo o seu tempo disponível. O vereador Mazinho mais uma vez fez duras cobranças a atual administração da cidade e disse que tem provas que o prefeito tentou lhe comprar. Mário Chesman falou sobre as melhorias na educação da cidade e pediu que Mazinho leve até a tribuna as provas, por que não adianta só falar, tem que mostrar.

 

Após os discursos dos parlamentares, o presidente continuou a sessão franqueando a palavra aos demais vereadores, mas ninguém manifestou o interesse de levar ao conhecimento da população o seu trabalho, os problemas e nem tão pouco as soluções dos problemas que os pindareenses vêm passando em vários setores.

 

Com isso, o presidente encerrou o grande expediente.

 

Galeria esvazia

 

Os pindareenses que foram até a câmara de vereadores da cidade saíram revoltados com a situação a qual os vereadores mostraram na manhã desta sexta – feira na cidade. A galeria ficou completamente vazia após o anúncio do fim do grande expediente. As pessoas saíram exclamando palavras como “vergonha”, “preguiça” e ainda disseram que as sessões deveriam ser uma vez por mês para ver se eles, assim, tivesse a vontade de usar a tribuna da casa.

 

Esquentou os discursos

Como ainda havia tempo disponível, o presidente franqueou por cinco minutos a considerações finais a cada parlamentar. E pasmem! Alguns se recusaram a usarem o tempo. Ao contrário da vereadora Judite Maria que falou sobre a Audiência Pública marcada para o próximo dia 10 e convidou toda a população para participar desse momento para que sejam discutidas sobre a poluição sonora e segurança pública.

 

Mas logo na sequência, o vereador Antonio Martins usou o seu tempo e questionou ao vereador Mazinho sobre a questão do Bolsa Família, afirmando que o parlamentar se beneficiou desde 2009. Antonio Martins disse que na próxima sessão estará levando toda a documentação que comprova que o vereador recebeu as parcelas que é destinada a famílias carentes. O vereador ainda falou sobre o recapeamanento das ruas do centro e disse que o trabalho ainda não encerrou.

 

De imediato, o vereador Mazinho também usou a tribuna e partiu para o ataque em um grande discurso em que afirmou que o vereador Antonio tem um carro alugado para o município e que antes estava sempre a frente de manifestações e hoje se esconde.

 

Após o discurso dos dois, o parlamentar Fogoio usou a tribuna repudiou a atitude dos companheiros e acabou caindo na onda e também questionou sobre alguns assuntos que o vereador Mazinho havia feito sobre Antonio Martins.

 Além deles, os vereadores Márcio e Luis de Areias também usaram a tribuna e fizeram cobranças sobre a questão das estabilidades.

Mais uma vez

 

O presidente da câmara voltou a se pronunciar e disse que isso é uma vergonha para a câmara municipal que é o local para que sejam discutidos os assuntos relevantes de nossa cidade. Que sejam feitos discursos  que tenham importância e que beneficiam a população pindareense.

 

Foi embora

 

Com o clima de baixo nível, a galeria voltou a receber um outro público. O vereador e líder da oposição, Éden Wilson abandonou a sessão e saiu dizendo que tudo isso era uma vergonha para todos. Levantou e foi embora da câmara, após não concordar com os discursos dos parlamentares.

 

Desafio

 

Quando tudo se parecia mais calmo, eis que surge o discurso do presidente da câmara que informou que recebeu uma ligação do prefeito da cidade, Walber Furtado que teria dito que se o vereador Mazinho provar que o prefeito queria lhe comprar ele renunciará ao cargo e que se ele não provasse o vereador renunciasse ao seu mandato.

 

O desafio causou um grande impacto a quem estava na galeria naquele momento. Um grande desafio que deve render para as próximas sessões.

 

parceiros

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *