Superintendente do IPHAN, que estava à frente da restauração do Engenho Central de Pindaré, deixa o órgão após 34 anos

Superintendente do IPHAN, que estava à frente da restauração do Engenho Central de Pindaré, deixa o órgão após 34 anos

O Portal Pindaré vem acompanhando desde o ano de 2012 o desenrolar do processo de restauração do Engenho Central de Pindaré Mirim. Já foram realizadas diversas visitas técnicas, audiência pública, apresentação do projeto de revitalização e assinado o Termo de Ajustamento de Conduta entre o IPHAN e empresa responsável para a restauração do Patrimônio Histórico.

engenho central

Mas a notícia da saída da superintende do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Drª Kátia Borgea, divulgado pelo jornal O Imparcial, levantou a preocupação de pindareenses de um possível atraso no processo em andamento da restauração do Engenho Central do município.

“Para mim chega, vou pedir a minha aposentadoria. Já dei a minha contribuição ao patrimônio da nação”, disse a superintendente Kátia Bogea. Sobre apoio político, Kátia ainda disse, “Eu sou uma técnica, não me envolvo e nunca me envolvi com política partidária. Lamentável o que o país está vivendo”, concluiu.

Ao longo dessas três décadas, 12 anos Kátia Bogea ocupou a função de superintendente. Ela ainda deve entregar quatro obras antes de deixar o cargo. Duas do Programa de Aceleração do Crescimento Cidades Históricas, a Praça do Pescador e o Memorial da Fábrica Martins.

A superintendente está no cargo desde o governo Roseana Sarney (1999/2012), aos cinco anos de José Reinaldo Tavares, aos dois anos e meio do governo Jackson Lago, mais cinco anos de governo de Roseana Sarney e aos primeiros nove meses do governo Flávio Dino.

A esperança dos pindareenses é que, com a saída da superintendente e com os novos nomes que irão ocupar a pasta, o processo em andamento não atrase ainda mais a vontade dos munícipes de ver o tão sonhado Engenho Central transformado em um Centro Cultural.

EM TEMPO

O Portal Pindaré recebeu informações que mesmo com  saída da superintendente do IPHAN, o processo de restauração do Engenho Central não sofrerá atraso devido o Termo de Ajustamento de Conduta já assinado.

16 DE OUTUBRO DE 2012

Nesta data, ainda na administração do ex – prefeito Henrique Salgado, foi anunciado o projeto de revitalização do patrimônio. Estiverem presentes, Dr. Kátia Bogea, coordenadora do IPHAN, técnicos e o responsável pela obra, Flávio, além de grandes nomes da Cultura, o prefeito de Pindaré, professores, alunos e a população em geral.

Na ocasião foram apresentadas todas as informações do Projeto que visava transformar o Engenho em um Centro Cultural.

“O projeto será entregue no máximo em 5 meses, depois vem os 2 meses de licitação para a obra e a entrega será feita antes de 2 anos. O valor previsto da obra é de aproximadamente 2 milhões de reais”. Disse o engenheiro da obra.

 

18 DE ABRIL DE 2013

Era uma manhã de quinta – feira quando foi realizada uma Audiência Pública aonde foi apresentado o projeto de restauração. Estiveram presentes a Secretária da Cultura do Estado, Olgão Simão, a Superintendente do IPHAN, Drª Kátia Bogea, técnicos e o responsável pela obra, Flávio Grilo, além do prefeito municipal que já era Walber Furtado.

Foi apresentado o sistema de iluminação e clima que se estenderia por todo o interior do Engenho Central que terá biblioteca em segundo piso, auditório para comportar 300 pessoas podendo ainda ser ampliado para suportar até 700 pessoas, banheiros, sala de administração, lanchonete, camarins, espaço para exposições de artes e apresentação de peças teatrais, cinema, palco para apresentações, dentre outros compartimentos.

 

03 DE DEZEMBRO DE 2013

A arquiteta Marize Ferreira Alves e o engenheiro Tony Abreu Filho responsáveis pela obra da restauração do Engenho Central de Pindaré – Mirim vieram em uma passagem pelo município para verificar as dependências e analisar as mudanças em torno do Patrimônio.

No projeto, a rua lateral a esquerda do patrimônio deverá ser interditada e ao fundo com a Rua da Balança, a calçada será ampliada e terá dois metros de comprimento. O motivo, segundo o engenheiro Tony Abreu, é para evitar o transporte ou estacionamento de veículos próximo ao Patrimônio da Humanidade.

15 DE JANEIRO DE 2014

A arquiteta Marize Ferreira Alves, o engenheiro Tony Abreu Filho e o arquiteto Flávio Grilo do IPHAN vieram fazer uma das últimas análises, dita por eles, para a conclusão do projeto de restauração do Engenho Central em Pindaré – Mirim.

A vistoria serviu para analisar a estrutura do teto e do piso da parte interna do Patrimônio. Na visita, os técnicos conferiram de perto como foi feito a colocação do piso na época da construção.

 

23 DE ABRIL DE 2015

Tendo em vista que já há um projeto de restauração do monumento e afim de buscar soluções para esse problema, o prefeito de Pindaré – Mirim, Walber Furtado esteve no IPHAN, em São Luis, na tarde da quinta – feira, 23 de abril, onde se encontrou com a superintendente do instituto, Kátia Borgea, a arquiteta Marize Ferreira Alves e o engenheiro, Drº Abreu.

IMG-20150424-WA0010[1]

Na oportunidade, foi lhe apresentado o mapa conclusivo da obra e foi – lhe relatado que a licitação de execução da restauração do Engenho Central foi concluída e uma empresa especializada de Minas Gerais foi que ganhou.

14 DE JULHO DE 2015

A superintendente Kátia Bogea falou com o Portal Pindaré e declarou que o projeto que estava orçado em nove milhões de reais foi readequado para quatro milhões e seiscentos mil reais, mantendo o projeto inicial que é de transformar o Engenho Central em um Centro Cultural. Kátia Bogea disse que o IPHAN tem assegurado os 4 milhões e 600 mil reais. Com o valor inicial de 9 milhões, o IPHAN não teria recurso disponível e nem o município conseguiria realizar a manutenção do centro cultural.

Segundo informou a superintendente, o arquiteto pediu 4 meses para refazer o projeto e que até dezembro de 2015 ou janeiro de 2016 as obras iniciarão.

20 DE JULHO DE 2015

a superintendente do IPHAN, Katia Bogea, representantes da Camargo Corrêa e da VALE e o prefeito de Pindaré Mirim, Walber Furtado se reuniram na segunda – feira, 20 de julho, para assinarem o Termo de Ajustamento de Conduta para a restauração do Engenho Central do município.

11768695_848794158509683_1344274430_o

 

FOTOS DO PROJETO

 

 

 

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *