Tabela do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores de Pindaré – Mirim nunca foi enviada para a Câmara de Vereadores para ser votada

Tabela do Plano de Cargos e Carreiras dos servidores de Pindaré – Mirim nunca foi enviada para a Câmara de Vereadores para ser votada

Já se passaram exatos 20 meses da administração do prefeito Walber Furtado em Pindaré – Mirim, são mais de 600 dias no comando do município e são esses mesmos dias que os servidores aguardam para que seja concluída a tabela de salários do Plano de Cargos e Carreiras municipal.

Prefeito de Pindaré - Mirim, Walber Furtado
Prefeito de Pindaré – Mirim, Walber Furtado

 

Uma espera que já vem de muito tempo, desde administrações anteriores, mas que agora depende e pode ser solucionada na atual gestão. E poderá pagar o que cada funcionário merece, principalmente os Agentes de Endemias que atualmente recebem apenas um salário mínimo.

Sobre a elaboração da tabela, o Portal Pindaré falou em 2013 com o vereador da situação Mário Chesman que informou que estavam todos querendo resolver o problema o mais rápido possível, mas disse que deveria ser bem feito e não apressado como muitos querem e falou, na época, que não precisaria de pressa, pois o plano, caso fosse votado em 2013, só entraria em vigor em 2014, o que não aconteceu.

 

De lá pra cá, quase um ano se passou e nada foi resolvido, mas em entrevista exclusiva para o Portal Pindaré, dia 02 de junho deste ano, o prefeito Walber Furtado foi questionado sobre essa tabela e ele explicou sobre o assunto.

“Nós estamos na elaboração. O Altair [secretário de educação] já encaminhou e estão preparando para entregar para a câmara. Mas será feito e votado ainda esse ano. Faltam apenas concluir. Isso porque tem todo um estudo para poder não ter nenhum impacto para o município. Não vai demorar muito.” Disse, Walber Furtado.

 

Três meses se passaram e não se ouviu mais falar sobre o assunto e os servidores continuam a se perguntar, quando a tabela será enviada para a câmara para ser votada e aprovada pelos vereadores.

Entenda o caso

Depois de um erro da última administração de Pindaré – Mirim em especial a Câmara de Vereadores, o Plano de Cargos, Carreiras e salários foi votado incompleto pelos parlamentares em dezembro de 2012.

 

A Tabela com os valores dos salários de cada cargo não foi votado apenas o texto que foi votado e aprovado irregularmente pelos vereadores ficando, para essa nova gestão realizar a votação da tabela com os salários.

 

Os funcionários lutaram e foram em busca de respostas para cobrar a aprovação da Tabela e realizaram várias paralisações.

 

Durante uma das greves dos Agentes de Endemias realizada em setembro de 2013, essa questão esteve entre as reivindicações dos funcionários. Na época, o prefeito da cidade, sentou – se com os grevistas e prometeu realizar o pagamento que estava em atraso e garantiu que a tabela seria votada na sexta – feira seguinte, o que não aconteceu.

 

Os funcionários ainda foram até a Câmara de Vereadores acompanhar a sessão do dia 13 de setembro em que iria ser votada a Tabela e saíram insatisfeitos e indignados após saberem que a Tabela ainda não teria sido enviada para a Câmara.

 

Ainda sobre o assunto, o vereador da situação Mário Chesman concedeu uma entrevista ao Portal Pindaré e disse: Estamos querendo resolver esse plano o mais rápido possível. Mas tem que ser bem feito, não pode ser apressado como alguns querem.

 

O vereador ainda informou de que não haveria pressa, pois o Plano, caso fosse votado em 2013, só entraria em vigor em 2014.

 

“Vamos fazer um plano bem feito e que tenha uma audiência pública, que ele seja amplamente discutido, para que depois seja aprovado. De qualquer forma ele só terá validade ano que vem. Acho que o Plano já deveria está na Câmara. Mas queremos que o executivo elabore um plano bem feito.”

 

Ainda sobre o assunto, tantos os vereadores da oposição quanto da situação cansaram de cobrar do executivo a Tabela do Plano. Inclusive, em um dos seus discursos já este ano, o próprio presidente da câmara, João Lima Neto repudiou a demora pela elaboração da então tabela.


Agora, a produção do Portal Pindaré entrou em contato com o Departamento de Comunicação do município, mas não obtivemos retorno do seu assessor. Entramos em contato com o prefeito que está em viagem que nos atendeu e disse que assim que chegar a cidade vai falar com o Portal Pindaré.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *