Agricultura familiar é impulsionada em Santa Inês

Logo no inicio da gestão ‘Governo Sem Fronteiras’, em 2013, foi implantado o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Como os produtores não atendiam aos requisitos burocráticos do programa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, capacitou e assessorou os trabalhadores da agricultura familiar.
Os resultados foram imediatos! Ainda em 2013, mais de 120 mil reais movimentaram o setor com os produtores fornecendo para a Prefeitura. Segundo o Prefeito, Ribamar Alves, a expectativa para 2014 já ultrapassa R$ 500.000,00.
Atualmente, 60 famílias de agricultores de Santa Inês estão aptas a fornecer produtos para a Prefeitura. Nesta quinta-feira, 22, o Prefeito acompanhou na Secretaria de Agricultura, a entrega dos alimentos feita pelos próprios produtores. “Nós nunca falamos que daríamos emprego quando fossemos eleitos. Mas, sim, oportunidades de geração de emprego e renda. É o que estamos fazendo! Hoje, o homem do campo de Santa Inês tem oportunidade de crescer honestamente com o suor do seu trabalho. Isso nos deixa muito feliz” – enfatiza o Prefeito.
Os avanços desta ação do Governo Sem Fronteiras vão muito além de crescimento econômico. Agora, frutas, hortaliças e leguminosas estão indo parar na alimentação escolar dos alunos da rede municipal de ensino. O que tem refletido numa melhor aprendizagem. Com alimentação saudável, os alunos têm mais disposição e energia para aprender.


Se já está bom, melhor ainda vai ficar. Na tarde desta quarta-feira, o Prefeito Ribamar Alves entregou aos produtores do Povoado Juçaral do Capistrano, o material para construção de 10 aviários com capacidade para criação de 100 pintos, cada. Além de acompanhamento técnico, até a tiragem das aves, todos os gastos serão arcados pela Prefeitura.

Inicialmente, o projeto foi implantado em 3 povoados, beneficiando 30 famílias, que preencheram o perfil mapeado pela Secretaria de Agricultura do município. O destino das aves será, também, de incrementar a alimentação escolar. “Uma vez tentei trabalhar neste ramo. Mas fui obrigada parar por não ter fornecedor certo. Agora, com esta oportunidade, todos ficamos animados e certamente teremos uma produção contínua e sempre promissora” – diz Neres Cruz, Agricultora Familiar.

Por Pepero Caldas
Departamento de Comunicação 
do Gabinete da Prefeitura de Santa Inês
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *