PARABÉNS!!! PINDARÉ – MIRIM COMPLETA HOJE 90 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!!!

O município de Pindaré – Mirim, distante cerca de 255 km da capital, São Luis, comemora hoje (28/07), 90 anos de Emancipação Política. Seu povoamento originou-se de migrações espontâneas vindas dos estados do Piauí e Ceará para dedicar-se à lavoura. O município está situado exatamente no local onde foi instalada uma colônia de índios guajajaras em 1940, chamada “Colônia de São Pedro”, em homenagem ao imperador Pedro II. Os índios se dispersaram e a colônia teve vida curta. Primitivamente foi chamado de “Engenho Central”.

Foto: William Junior

No seu histórico, Pindaré Mirim fora referência para a região, em todos os setores, inclusive a educação – toda a redondeza estudava ali. Mas a educação decaiu a partir das décadas de 80 e 90. Pindaré foi também pólo industrial, plantando e processando arroz, algodão, babaçu. Teve um grande engenho nos idos de 1.800, tempo em que lá havia uma colônia de escravos. 
Hoje o município continua mantendo, de todas as formas, em pé o Engenho Central, a árvore centenária chamada de “Pau da Paciência” não existe mais, o rio Pindaré pede socorro. Mas, a pesca e agricultura ainda se mantém entre os meios de sobrevivência de muitos pindareenses.
Outrora marcada por ‘invasões’ de imigrantes, atualmente muitos estão se migrando em outros Estados em busca de melhores condições de vida. Pois, a cada dia que passa fica mais difícil se manter em boas condições. O comércio está decaindo, o pescado se extinguindo e a população a mercê de outras cidades vizinhas.
Não se vê desenvolvimento, sempre parando… Sempre sem oportunidades.
Contudo, a população e centenas de pessoas que nasceram aqui e que moram em outros lugares do Brasil nunca esquecerão deste lugar, que mesmo enfrentando diversos problemas administrativos, vê o município como uma cidade acolhedora, encantadora e cheia de encantos estampados em muitos pindareenses.

Parabéns Pindaré – Mirim pelos 90 anos de emancipação!!!
Blog Portal Pindaré

desenvolvedor design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *