Restauração do Engenho Central de Pindaré foi tema de Audiência Pública

Restauração do Engenho Central de Pindaré foi tema de Audiência Pública

O município de Pindaré-Mirim recebeu, na última sexta-feira (10), uma Audiência Pública para discutir com a população o projeto de restauração do Engenho Central. Durante a sessão presidida pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), autor da solicitação, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) apresentou o projeto de restauração.

audiencia engenho pindare
Foto: Leonardo Santos/Portal Pindaré

Para o parlamentar, a Audiência Pública foi muito importante porque a população teve a oportunidade de conhecer não apenas o projeto de restauração em si, mas também os desdobramentos que a procedem, como a gestão e o funcionamento do dispositivo, por exemplo.

audiencia engenho pindare 2
Foto: Leonardo Santos/Portal Pindaré

Já o Governo do Estado, representados pelo secretário adjunto de Educação Profissional, André Bello, e pelo superintendente do Patrimônio Cultural do Maranhão, Eduardo Longhi, anunciaram a implantação de uma Unidade Vocacional do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e de um Centro de Cultura.

audiencia engenho pindare 3
Foto: Leonardo Santos/Portal Pindaré

A gestão será compartilhada. Qualquer projeto público no Brasil ela tem que ser compartilhada, se não, ela não vai para frente. Ninguém sabe cuidar melhor do seu patrimônio do que o próprio cidadão. Existem várias entidades que são do engenho e isso é fenomenal, porque a gente sabe que tem muita gente que se importa também e cuida do engenho.” Destacou o superintendente do Patrimônio Cultural do Maranhão, Eduardo Longhi.

Foto: Secom

Os secretários municipais de Pindaré Mirim, Marcos Andrade (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Turismo) e Neném (Agricultura Familiar) – que representou o prefeito Henrique Salgado – apresentaram o plano de revitalização arquitetônica e urbanística da área ao entorno do Engenho. As obras, que serão realizadas em parceria com o Governo do Estado, preveem a revitalização das praças São Pedro, Nagib Haickel e de Alimentação, além do Cais da Beira Rio:

Teremos além do Engenho Central totalmente revitalizado, toda nossa área central de cara nova, totalmente a altura desta importante obra que atrairá ainda mais turistas para a nossa cidade.”, afirmou o secretário Marcos Andrade.

O projeto de restauração foi autorizado pelo Iphan a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com uma empresa privada. Segundo o coordenador Técnico do Instituto, Rafael Pestana, a obra representa um investimento de mais R$ 6 milhões e vai garantir um espaço versátil para o desenvolvimento de atividades educacionais e culturais, sem esquecer a parte histórica.

Ao todo são duas de aula, auditório, banheiros, espaços para exposição. “Além da questão da restauração do prédio como monumento histórico brasileiro, a utilização dele é algo importante a se destacar porque há muito tempo ele estava vazio e, agora, a população vai poder utilizar”, frisou Flávio Grillo, autor do projeto de restauração.

A previsão é que a obra de restauração seja concluída em 31 de outubro deste ano e seja devolvido ao Governo do Estado, que, segundo reforçou o deputado Bira, abrigará o IEMA Vocacional Pindaré e o Centro de Cultura. Os moradores da cidade defenderam ainda uma gestão compartilhada do equipamento e o parlamentar garantiu que tomará todas as medidas necessárias para que o pleito da comunidade seja atendido.

VEJA TAMBÉM

Apresentado projeto que mostra a área externa após restauração do Engenho Central

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *