Secretaria de Estado da Saúde inclui na lista o primeiro caso de microcefalia em Pindaré Mirim

Secretaria de Estado da Saúde inclui na lista o primeiro caso de microcefalia em Pindaré Mirim

Conforme divulgado pelo Portal Pindaré no dia 22 de fevereiro deste ano, o primeiro caso de Microcefalia registrado e confirmado no município de Pindaré Mirim entrou na lista dos casos registrado no estado do Maranhão, conforme novos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na segunda-feira (21).

Foto/Reprodução: TV Mirante
Foto/Reprodução: TV Mirante

Segundo relatório baseado no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o número de casos notificados de microcefalia associado ao Vírus da Zika subiu para 230, sendo que 53 já foram confirmados em todo o estado.

Destes números, 31 casos de microcefalia foram descartados, e 146 seguem em investigação em 79 municípios. Ainda conforme o relatório ocorreu óbitos nos municípios de São José de Ribamar (1), Pedreiras (1), São Luís (1), Tutóia (1) e Serrano do Maranhão (1).

Veja na lista abaixo:

Anapurus (1), Apicum-Açu (1), Axixá (1), Barra do Corda (2), Chapadinha (1), Coelho Neto (1), Colinas (1), Coroatá (1), Dom Pedro (1), Fortaleza dos Nogueiras (1), Grajaú (2), Lagoa Grande do Maranhão (1), Mata Roma (2), Miranda do Norte (1), Paço do Lumiar (4), Paraibano (1), Pindaré-Mirim (1), Presidente Dutra (2), Presidente Vargas (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São José de Ribamar (1), São Luís (15), Timon (5), Trizidela do Vale (1), Urbano Santos (1) e Vargem Grande (2).

Caso registrado em Pindaré Mirim

O bebê nasceu em dezembro de 2015 no município de Santa Inês, mas a sua família reside em Pindaré Mirim. Em janeiro de 2016, o bebê foi diagnóstico com a microcefalia após se submeter a uma bateria de exames.

“A família do bebê é natural de Pindaré Mirim. Apesar de ter nascido em Santa Inês, eles moram aqui. E é fato que ele está com a microcefalia. Hoje uma equipe de profissionais de Pindaré Mirim e de São Luís acompanham o caso. A secretaria de Saúde está dando todo o suporte para a família, ajudando principalmente com as despesas em viagens. ” Destacou a coordenadora epidemiológica de Pindaré Mirim, Danielle Millena.

A coordenadora relatou ainda que já está sendo feito um levantamento de gestantes na área onde foi confirmado o caso, para que seja feita uma palestra para orientar e alertar as gestantes sobre o perigo do Zika Vírus.

O recém – nascido já passou por um exame para saber se a microcefalia está relacionada ao Zika Vírus ou outro fator. Agora eles aguardam o resultado.

 

Microcefalia
A microcefalia é um quadro em que bebês nascem com o cérebro menor do que o esperado (perímetro menor ou igual a 32 cm) e que compromete o desenvolvimento da criança em 90% dos casos. As causas exatas do surto no Brasil ainda estão sendo investigadas, mas há fortes evidências de que o zika vírus tenha relação com o surto.

Ele circula no país desde maio do ano passado e uma das hipóteses é que chegou aqui junto com turistas que vieram para a Copa do Mundo. Os casos de microcefalia coincidem com áreas em que o vírus circulou no ano passado.

Transmissão
O vírus zika é transmitido especialmente por mosquitos infectados, principalmente o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A maioria das pessoas não tem sintomas, mas quando surgem são principalmente erupções na pele, olhos vermelhos e dores no corpo. Eles desaparecem em até uma semana, em geral.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *