Trânsito já matou 500 motociclistas no Maranhão só neste ano

Trânsito já matou 500 motociclistas no Maranhão só neste ano

De janeiro a novembro deste ano, 500 motociclistas morreram vítimas de acidente de trânsito em todo o Maranhão. O número foi divulgado pela coordenadora do Projeto Vida no Trânsito, Ângela Augusta Barros, durante as atividades em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, realizadas na Avenida Litorânea, nesse domingo (16). A programação contou com culto ecumênico, caminhada pela orla, passeio de motociclistas e 100 cruzes foram fincadas em morro da praia de São Marcos para lembrar vítimas.

cruzacidene de moto

A ação foi uma iniciativa do Projeto Vida no Trânsito, que em São Luís é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Maçonaria do Maranhão, por meio da Campanha SOS Vida pela Paz no Trânsito, e órgãos como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros.

Este ano, a ação em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito foi voltada especialmente para os motociclistas, que são na maioria as principais vítimas dos acidentes de trânsito. No ano passado, 679 motociclistas morreram no Maranhão em acidentes. De janeiro a novembro deste ano, essa estatística já chega a 500 motociclistas. Os acidentes envolvendo motociclistas também estão na lista das principais ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Dados mostram que, apenas no primeiro semestre deste ano, 71% dos acidentes atendidos pelo socorristas tiveram a participação de motociclistas.

“O Projeto Vida no Trânsito existe em todas as capitais e tem como objetivo reduzir o número de acidentes de trânsito por meio de ações educativas e de conscientização. A nossa estratégia é unir todos os segmentos da sociedade”, assinalou Ângela Augusta Barros.

Segundo Lourico Teixeira, presidente do grupo de motociclistas Falcões da Ilha e vice-presidente da Associação dos Motociclistas de São Luís, o respeito é a principal arma para diminuir o número de acidentes. “É muito importante estarmos nessa campanha, pois não existe respeito com os motociclistas. A gente sabe que também há motociclistas irresponsáveis e por isso promovemos sempre essa campanha de conscientização para tentar diminuir esse número de acidentes”, afirmou.

Memória 
Em um dos morros da praia de São Marcos, 100 cruzes fincadas pelo Detran chamaram a atenção de quem passou por ali durante o dia de ontem. Cada uma delas representava a figura de um ente querido morto em acidente de trânsito, alertando para uma estatística assustadora. A simbologia foi também para lembrar as vítimas que ficaram com sequelas físicas e psicológicas, de acordo com Ângela Barros.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *