Prefeito Walber Furtado acaba com a secretaria de turismo e Pindaré pode ficar fora de vários programas

Prefeito Walber Furtado acaba com a secretaria de turismo e Pindaré pode ficar fora de vários programas

Desde o primeiro dia de janeiro de 2015 a secretaria municipal de turismo de Pindaré – Mirim foi extinta pelo então prefeito Walber Furtado. O avanço prestado pela pasta em dois anos no município rendeu alguns benefícios, entre eles está sua inserção no roteiro turístico do estado do Maranhão e ainda sua inclusão nos municípios que compõem o Polo Lagos e Campos Floridos do estado.

Na época, o secretário municipal de turismo, Marcos Andrade, considerou que nos últimos 30 anos o maior avanço já conseguido no setor para a cidade foi essa inserção no roteiro turístico do estado e considerou ainda que se estas ações prosseguirem de forma planejada serviria como marco divisor para o desenvolvimento de Pindaré – Mirim.

A secretaria de turismo era comandada por apenas três funcionários e tinha como secretário, Marcos Andrade há cerca de dois anos. A decisão de acabar com a pasta foi anunciada pelo próprio prefeito, Walber Furtado que admitiu que fazendo esse corte, economizaria fundos para o município.

Em relação ao turismo, Walber Furtado teria prometido que iria criar dentro da secretaria de meio ambiente o Departamento de Turismo, que até então, não foi criado. Enquanto isso, Marcos Andrade, Luís Alberto e uma terceira pessoa estão afastados do quadro de funcionários da prefeitura de Pindaré – Mirim.

O Portal Pindaré procurou o ex – secretário para falar sobre o assunto, Marcos disse que a medida foi tomada pelo gestor e que aguarda uma posição dele. O ex – secretario questionou as perdas que o município terá caso não seja criado pelo menos um departamento e falou ainda que o seu partido (na época, o PSOL, que contribuiu com a vitória do atual prefeito), está sendo esquecido pelo gestor e pelo vereador José Victor Cruz.

Procuramos o prefeito para falar sobre o assunto, Walber Furtado contou a nossa produção e confirmou o motivo de extinguir a secretaria, mas garantiu que o Departamento de Turismo será criado e associado a secretaria municipal de meio ambiente e será comandada pelo Marcos Andrade.

Por ser citado, procuramos o parlamentar José Victor Cruz que disse que na época da campanha o PSOL fez um compromisso e ele nunca foi chamado para poder ficar ciente dos compromissos do então partido.

Nos próximos dias, haverá uma importante reunião com todos os municípios que fazem parte do Polo Regional de Turismo Lagos e Campos Floridos do estado para tratar de diversos assuntos voltados para a melhoria e expansão do turismo na região e Pindaré – Mirim estará fora.

William Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *