Inaugurado em 1884, Engenho Central de Pindaré Mirim completa hoje 135 anos

Por: William Junior, em 16 /08 /2019, ás10h15

Inaugurado em 16 de agosto de 1884, o Engenho Central, Patrimônio Histórico de Pindaré Mirim, está completando hoje 135 anos de existência. Um dos mais expressivos exemplares dos engenhos centrais brasileiros é um exemplar arquitetônico açucareiro do século XIX, testemunho de um ciclo histórico na evolução da sociedade e economia brasileira.

engenho-central-800x533

MANIFESTAÇÕES

Foram décadas e décadas de manifestações e tentativas de consegui a tão sonhada restauração do Engenho Central. Pessoas como o historiador Euzamar Medeiros e muitos outros nomes da cultura lutaram por essa conquista. A Escola João Silva realizou durante oito anos uma manifestação em frente ao monumento para chamar a atenção da sociedade sobre a importância do Engenho Central, patrimônio histórico-cultural do município. A ação denominada o Abraço ao Engenho.

Resultado de imagem para abraço engenho

Recentemente o movimento Vida Ao Engenho Central, juntamente com o Movimento Abraço Engenho. alunos e moradores da cidade fizeram uma grande caminhada na cidade para chamar a atenção das autoridades para a restauração do monumento e que estava sofrendo a espera desse momento.

movimento vida ao engenho

Desde o ano de 2012 que o projeto de restauração estava sendo desenvolvido pelo IPHAN, mas nunca tinha sido finalizado. Com o objetivo de cobrar celeridade no andamento do projeto, o ‘Movimento Vida Ao Engenho Central’, o ‘Movimento Abraço Engenho’ da Escola João Silva, a classe estudantil, projetos sociais e a população pindareense se uniram em um grande ato que iniciou em frente à escola Caic e seguiu em caminhada até a frente do Engenho Central.

VIDA AO ENGENHO 01

Com cartazes e faixas, os alunos do Centro de Ensino “Nagib Haickel” (Caic), Centro de Ensino ‘Jerusa da Silva’, Centro de Ensino ‘Professor João Cardoso Campos’, Escola Municipal ‘Deputado João Silva’, Escola Municipal ‘Nazare Jansén’, Colégio ‘Oscar Galvão’ e alunos do  Iema, além dos membros do Projeto Vamos Fazer, Grupo Nação Palmares de Capoeira, Filhos de Pindaré e a sociedade gritavam juntos a frase “Vida Ao Engenho Central”.

 

VIDA AO ENGENHO 02

O idealizador do Movimento Abraço Engenho e diretor da Escola Municipal ‘João Silva’, Márcio Sousa Marinho destacou que o movimento surgiu há oito anos com uma iniciativa dos professores da referida escola, com o intuito de chamar a atenção do responsável pela restauração do Engenho Central, o IPHAN.

Já em 16 de agosto de 2016, após essa grande manifestação representantes do Movimento Vida ao Engenho Central e Abraço o Engenho foram convidados para participar de uma reunião na Assembleia Legislativa do Maranhão  para tratar do projeto de restauração do Engenho Central do município.

MOVIMENTO

A Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Maranhão (ECD/Alema), por solicitação do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), recebeu o superintendente do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (IPHAN/MA), Maurício Itapary, além dos membros do ‘Movimento Vida Ao Engenho Central’ que vêm lutando em prol a restauração do monumento e de representantes da Associação Amigos do Engenho.

REU

A RESTAURAÇÃO

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu a obra de restauração do Engenho de São Pedro, ou Companhia Progresso Agrícola, em Pindaré-Mirim (MA), que foi entregue oficialmente à comunidade no dia 28 de julho de 2018, dia do aniversário dos 95 anos de emancipação da cidade.

restauracao engenho central

O antigo engenho, tombado pelo Iphan em 1998,  passou por uma série de adaptações, que terá cursos e oficinas na área de cultura, voltados para confecção de instrumentos, vestimentas, entre outros elementos do Bumba meu boi. Foi construído um auditório com 154 lugares, biblioteca, salas de aula e laboratórios. Também foi planejada uma área central livre destinada a eventos e outros espaços necessários às atividades complementares.

Resultado de imagem para engenho central Portal Pindaré

A obra de restauração e adaptação do Engenho Central São Pedro, foi executada em duas etapas. A primeira, de responsabilidade do Iphan, compreendeu a contratação do projeto de restauração arquitetônica e projetos complementares de engenharia no valor de R$ 150 mil, bem como o investimento de aproximadamente R$ 4,4 milhões na execução dos serviços de restauração dos elementos estruturais da edificação (alvenarias em tijolo maciço, estruturas metálicas, cobertura, chaminé, esquadrias); urbanização do terreno da edificação, construção dos espaços destinados a adaptação do imóvel ao novo uso; instalação das redes de água, esgoto, drenagem de águas pluviais, elétrica, telefônica, lógica, sonorização, prevenção a intrusão, prevenção e combate a incêndio e descargas atmosféricas, climatização, ventilação e execução mecânica.

A segunda etapa, com recursos do Governo do Estado do Maranhão, contempla a pintura das novas alvenarias e demais serviços de acabamento necessários ao bom funcionamento da edificação, bem como prevê a compra e instalação de todos os equipamentos e mobiliários (equipamentos de climatização, aquisição de mobiliário, entre outros).

A REINAUGURAÇÃO

Dia 28 de julho de 2018 é uma data histórica para a cidade de Pindaré Mirim pelo marco que foi a entrega da restauração do Engenho Central, que há muitas décadas sofria com o abandono e que marcou a luta de muitos pindareenses para vê-lo revitalizado.

inagura engenho central

A entrega do monumento contou com a presença da presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa e do superintendente do instituto no Maranhão, Maurício Itapary, além do prefeito Henrique Salgado, os ex-prefeitos Paruru e Manoel Filho de Pesão, vereadores, o historiador Euzamar Medeiros e representantes de entidades que lutaram para ver o Engenho Central restaurado.

inaugura

Durante a solenidade aconteceu o maior encontro de manifestações culturais dos últimos anos dentro e fora do Engenho Central. Um momento marcante para a cidade que completou 95 anos de emancipação política, ganhando esse imenso presente.

Resultado de imagem para engenho central pindare antigo

 

O ENGENHO

Foi edificado no auge da produção açucareira maranhense, se tornando um propulsor do desenvolvimento tecnológico, pois, como implemento às suas atividades foi instalada a primeira ferrovia maranhense com extensão de 13 km, ligando o engenho central ao porto terminal dos canaviais, então conhecido por Santa Filomena. Em 1883, por iniciativa da empresa, os habitantes da região conheceram o sistema de iluminação elétrica, dando a Pindaré-Mirim a classificação de pioneira no Brasil.

Resultado de imagem para engenho central pindare antigo

O prédio sede do Engenho Central São Pedro foi inaugurado em 16 de agosto de 1884. Possui forma retangular medindo 1,8 mil m² de área construída em três pavimentos, com paredes externas em alvenaria aparente de tijolos maciços, tendo agregado em sua parte externa posterior uma chaminé com a altura de cem pés ingleses, cerca de 30 metros.

Resultado de imagem para engenho central pindare antigo

A estrutura do telhado foi confeccionada com ferro, sustentada por 44 colunas do mesmo material, coberta com telhas onduladas de zinco. Toda a estrutura metálica, o maquinário e a aparelhagem foram fornecidos pela firma inglesa Fawcett, Preston & Cia, de Liverpool, que providenciou, com sua equipe de engenheiros, mecânicos, operários e pedreiro, a construção do Engenho e da via férrea para transporte da cana.

A gestão do Centro fica sob responsabilidade do Governo do Estado do Maranhão por meio da da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação– SECTI/MA.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Dia 16/08/2019 – Sexta

• Café com todos os funcionários – às 8:00 horas

• Celebração ecumênica em ação de graça aos 8:30 horas

• Bate – Papo: Engenho em debate – às 16:00 às 17h

• Convidados:

➢ Seu Euzamar Bastos

➢ Prefeito Henrique Salgado e a primeira dama Aparecida Salgado

➢ Secretários municipais

➢ Janielio (reportagem)

➢ Grupos culturais

➢ Unegro – Professor Davi Moraes

➢ Marcio

➢ Paulo Rodrigues

➢ Valmir Trindade

➢ Professora Elisabete

➢ Escolas públicas da cidade

➢ Escola Nhozinho Garcia

• Encerrar com declamações de poesia regionais – às 19:00 horas

Dia 17/08/2019 – Sábado

• Apresentação dos grupos de Capoeira – às 9 horas

• Apresentação de Reggae – às 19 horas Dia 18/18/2019 – Domingo

• Bumba – meu – boi (a confirmar) – as 17 horas

• Apresentação de Dona Maria Caixeira (a confirmar) – 19:00 horas

• Apresentação do Mov – Art – às 20 horas

A COBERTURA DO PORTAL PINDARÉ

EXPOSIÇÃO DE PINTURAS FEITAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE PINDARÉ MIRIM CHAMA ATENÇÃO NO ENGENHO CENTRAL

PINDARÉ – CERCA DE 150 CRIANÇAS PARTICIPAM DE OFICINA DE INCENTIVO A LEITURA NA CASA DE CULTURA ENGENHO CENTRAL

MOTORISTA DE CARRO QUE APARECE EM VÍDEO NA ENTRADA DO ENGENHO CENTRAL FOI NOTIFICADO, DIZ GUARDA MUNICIPAL

ENTREGA DA OBRA DE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL SERÁ EM JUNHO, DIZ SECRETARIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA

OBRA DE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM SERÁ ENTREGUE SÓ EM 2018, DIZ SINFRA

OBRA DE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM DEVE SER FINALIZADA EM DEZEMBRO, DIZ SINFRA

INICIADO OS TRABALHOS NA OBRA DE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM

OBRA DE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ CONTINUA E IPHAN DIVULGA FOTOS DE COMO FICARÁ O MONUMENTO APÓS CONCLUSÃO

CHEGA EM PINDARÉ MIRIM A ESTRUTURA DA EMPRESA QUE VAI RESTAURAR O ENGENHO CENTRAL

IPHAN DIZ QUE OBRA DE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL SERÁ INICIADA A PARTIR DE TERÇA-FEIRA (1º)

APRESENTADO PROJETO QUE MOSTRA A ÁREA EXTERNA DO ENGENHO CENTRAL APÓS RESTAURAÇÃO

RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL CONTINUA PARA IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE VOCAÇÃO TECNOLÓGICO

ESTUDANTES E A SOCIEDADE SE UNEM PARA COBRAR A RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM

POR JOJOH FERSAN: ENGENHO CENTRAL – É FATO OU FOTO?

MEMBROS DO MOVIMENTO VIDA AO ENGENHO CENTRAL PARTICIPAM DE REUNIÃO EM SÃO LUÍS; OBRA VAI INICIAR EM SETEMBRO, DIZ IPHAN

VOLUNTÁRIOS REALIZAM SEGUNDA ETAPA DE LIMPEZA NO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM

IPHAN DIZ QUE PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL AINDA PRECISA DE COMPLEMENTAÇÕES PARA SUA APROVAÇÃO FINAL

VOLUNTÁRIOS SE UNEM E FAZEM UMA GRANDE LIMPEZA NO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM

RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

SUPERINTENDENTE DO IPHAN DIZ QUE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM INICIA EM ABRIL

REPORTAGEM MOSTRA COMO FOI A REUNIÃO SOBRE A RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM

SUPERINTENDENTE DO IPHAN, QUE ESTAVA À FRENTE DA RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ, DEIXA O ÓRGÃO APÓS 34 ANOS

REPERCUTE PARA TODO O MARANHÃO A AÇÃO DE LIMPEZA DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM

CHAMINÉ DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM PODE DESABAR, ALERTA TV

EM SÃO LUÍS, PREFEITO WALBER FURTADO SE REÚNE COM SUPERINTENDENTE DO IPHAN QUE GARANTE QUE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DEVE INICIAR EM JUNHO

LAMENTÁVEL! LIXO É QUEIMADO AO LADO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PINDARÉ – MIRIM, ENGENHO CENTRAL

PINDARÉ-MIRIM: 90 ANOS DE HISTÓRIA!!! MEMORIAL DO ENGENHO CENTRAL!!!

POR PROFESSOR BIGODE: MORRE O ARQUITETO QUE MAIS ESCUPIU O ENGENHO CENTRAL

EXCLUSIVO! SUPERINTENDENTE DO IPHAN FALA AO PORTAL PINDARÉ SOBRE A RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ MIRIM

TÉCNICOS VOLTAM A PINDARÉ – MIRIM PARA FINALIZAR O PROJETO DE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL

PREFEITO DE PINDARÉ MIRIM, IPHAN E EMPRESA ASSINAM ACORDO PARA A TÃO SONHADA RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL

ENGENHO CENTRAL TERÁ UM MUSEU, CINEMA, BIBLIOTECA, AUDITÓRIO, LANCHONETE, E MUITO MAIS!!!

ARQUITETA E ENGENHEIRO VISITAM ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ – MIRIM E DIZEM QUE A OBRA DEVE INICIAR NO 1º SEMESTRE DE 2014

SUPERINTENDENTE DO IPHAN DIZ QUE NÃO TEM PREVISÃO DE QUANDO O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL FICARÁ PRONTO

ARQUITETOS VISITAM ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ

AUDIÊNCIA PÚBLICA SERÁ REALIZADA PARA TRATAR DA INSTALAÇÃO DO CENTRO CULTURAL NO ENGENHO CENTRAL

APRESENTADO PROJETO DA RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ – MIRIM

RESTAURAÇÃO DO ENGENHO: COORDENADORA DO IPHAN PEDIU DESCULPAS PELA DEMORA E FALOU SOBRE A OBRA

FINALMENTE AGORA EM SETEMBRO INICIAREMOS A OBRA DE RESTAURO DO ENGENHO DE PINDARÉ, DIZ SUPERINTENDENTE DO IPHAN

APÓS 8 ANOS, MOVIMENTO “ABRAÇO ENGENHO” É FINALIZADO EM PINDARÉ MIRIM

SONHO SERÁ CONCRETIZADO: ENGENHO CENTRAL SERÁ RESTAURADO E TRANSFORMADO EM UM CENTRO CULTURAL

COORDENADORA DO IPHAN, RESPONSÁVEL PELA OBRA E AMIGOS DO ENGENHO OLHARAM DE PERTO A SITUAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL

GRANDES NOMES DA CULTURA PARTICIPARAM DO SEMINÁRIO DE RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL

PREFEITO DE PINDARÉ, HENRIQUE SALGADO FALOU DA IMPORTÂNCIA DA RESTAURAÇÃO DO ENGENHO CENTRAL

O SONHO QUE VIROU REALIDADE EM PINDARÉ MIRIM

CIDADE DE PINDARÉ MIRIM VAI RECEBER SEGUNDA UNIDADE DO IEMA

JOJOH FERSAN EM: CONFRONTO: CULTURA X “BURRICE”

EDITORIAL: ESPERANÇA DE UM PATRIMÔNIO RESTAURADO – POR WANDERLEY SILVA

EDITORIAL! O ABANDONO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DE PINDARÉ – MIRIM

Acompanhe mais notícias em www.portalpindare.com.br. Siga nossa página no

Facebook.